quinta-feira, 17 de abril de 2008

GHALIA BENALI "ROMÉO & LEILA"

http://www.ghalia.be/

Leila é uma mulher num mundo que escolheu nunca se abrir aos outros… Ela descobre o Amor e decide transpor todas essas barreiras para se libertar. É uma luta com ela própria e contra todos os seus demónios. Graças a isso, a história nunca terá o trágico desfecho de “Romeu e Julieta” ou do seu equivalente oriental “Kaïs & Leila”.

O espectáculo mostra o momento chave da história, quando Leila descobre o túmulo do seu amado. Viajando desde há 7 luas, em luto, ela chega ao seu destino, completamente transformada e liberta dos seus demónios e sofrimentos.
Sobre o túmulo do seu amado, ela presta provas do seu amor: a viagem abriu-lhe os olhos e o coração para ele, e mostrou-lhe a verdadeira natureza do seu amado; amá-lo tal como ele é, aceitar a sua diferença e respeitar a sua liberdade…

Neste espectáculo, a música árabe encontra-se com a música tradicional do Ocidente e com o Jazz.

“A escolha do árabe literário dá-me uma sensação de mistério e de magia, o peso das palavras e a sua qualidade musical são comparáveis a fórmulas poderosas de alquimia… O efeito é imediato, a emoção que eu tento transmitir é libertada, e o espectador quase nunca precisa de ‘tradução’ para sentir aquilo que eu exprimo.”

Não é um musical nem uma história cantada, mas uma sucessão de quadros, canções e danças, que vão aproximar o espectador do estado de alma de Leila, das suas dores, da sua alegria, do seu riso, da sua serenidade, da sua sensualidade…

Ghalia Benali canta e dança, rodeada de músicos de diferentes horizontes musicais:

Moufadhel Adhoum: Alaúde Árabe
Anja Naucler: Violoncelo
Vincent Noiret: Contrabaixo
Azzeddine Jazouly: Percussões árabes, Cajon

Os cenários foram idealizados por Ghalia Benali

“Roméo & Leila” é uma reflexão sobre os problemas da cidadania através da interculturalidade e da dinâmica das identidades.

Como o título indica, ” Roméo & Leila” é o encontro entre dois seres, hoje, vindos de culturas diferentes, religiões diferentes e países diferentes.

Mas em vez de se deixarem morrer por amor e desespero, como os seus antecessores, eles decidem lutar, para transpor essas diferenças… e triunfar!

“É preferível viver do que morrer pelas nossas ideias.”

O espectáculo é um excerto de um conto de fantasia, escrito e ilustrado por Ghalia Benali.

Nenhum comentário: