quinta-feira, 17 de abril de 2008

FESTIVAL "LISBOA, PORTO DE ABRIGO" | TEATRO DA TRINDADE | MAIO 2008




CALENDÁRIO
SALA PRINCIPAL

YAMI Aloelela [World Music - Angola/Portugal] 1 Maio // 5ª 21h30

RAQUEL TAVARES BAIRRO [Fado] 7 Maio // 4ª 21h30

ANTÓNIO ZAMBUJO OUTRO SENTIDO [Fado] 14 Maio // 4ª 21h30

TITINA CRUEL DESTINO [World Music / Cabo-Verde] 21 Maio // 4ª 21h30

DONNA MARIA Musica para ser humano [World Pop] 28 Maio // 4ª 21h30






YAMI “ALOELELA”
Concerto

SALA PRINCIPAL
1 Maio // 5ª 21h30

Eles estão a rir” é o significado do tema que dá o nome ao primeiro disco de YAMI. E que no fundo é o seu projecto de vida como músico, intérprete e compositor. Contando e sonhando as boas histórias de um país bom, sem esquecer todas as suas realidades presentes, como é óbvio, mas acima de tudo aquelas que retratam um passado que ainda voltará a ser futuro.




RAQUEL TAVARES “BAIRRO” (Espectáculo de Apresentação do Novo Disco)
Concerto
SALA PRINCIPAL
07 Maio 4ª 21h30

Se fado quer dizer destino, então que se fale de Raquel Tavares.
Sente-se na voz, na atitude, na expressão e, acima de tudo, na coragem que tem em assumir-se como “uma Fadista”. Tudo isto não pode ser por acaso, nem pelo facto de se falar de uma artista com um enorme talento para representar. Nenhuma grande actriz poderia assumir tão bem este papel…




ANTÓNIO ZAMBUJO “OUTRO SENTIDO”
Concerto
SALA PRINCIPAL
14 Maio 4ª 21h30

António Zambujo nasceu em Setembro de 1975, em Beja. Cresceu a ouvir os cantares alentejanos, cantares esses que mais tarde viriam a ter influência na sua formação musical.
Actualmente, António Zambujo canta na casa de fado Sr. Vinho. Além dos seus concertos em Portugal, tem-se apresentado em salas no estrangeiro como em Toronto, Paris, Santander, Sarajevo, Zagreb e Londres (seleccionado pela Fundação Calouste Gulbenkian para a abertura do Festival Atlantic Waves 2007).
António Zambujo, dono de uma voz pouco comum nos meios fadistas e de uma extrema sensibilidade na sua interpretação é, sem dúvida, uma sólida referência a ter em conta quando se fala do fado masculino. “Se João Gilberto cantasse fado, seria mais ou menos assim.” João Miguel Tavares in TIME OUT (Novembro de 2007)




TITINA “CRUEL DESTINO”
Concerto
SALA PRINCIPAL
21 Maio // 4ª 21h30

Albertina Alice Rodrigues “TITINA” é uma das vozes mais autênticas e representativas, na tradição dos maiores interpretes deste género musical.
Nascida na capital cultural do Mindelo, na ilha de São Vicente, começou a cantar ao colo do grande mestre da música cabo-verdiana, “B. Léza”, quando tinha apenas 6 anos idade. Até aos 15 anos actuou em público, em espectáculos ao vivo e nas rádios de Cabo Verde e editou o seu primeiro Single.
Hoje, senhora de uma voz madura e expressiva, Titina vive em Lisboa, onde explora inesperadas nuances da música que a viu nascer e crescer. A sua voz é uma das mais representativas da chamada “saudade Cabo-verdiana”, talhada para transmitir na perfeição a sensibilidade romântica dos “cantores da lua” do Mindelo.




DONNA MARIA “MUSICA PARA SER HUMANO”
Concerto
SALA PRINCIPAL
28 Maio 4ª 21h30

Depois do sucesso do seu álbum estreia “Tudo é para Sempre “ , os Donna Maria regressam com um novo trabalho de originais. Gravado e misturado no Estúdio Sonic State entre Maio e Julho deste ano e masterizado pelo engenheiro de som António Pinheiro da Silva e com produção de Miguel A. Majer e Ricardo Santos, o novo trabalho dos DONNA MARIA - “ Música Para Ser Humano” - conta com as participações de vários artistas nacionais, em destaque : Rui Veloso em “Amar Como te Amei” (autor da música que abre o disco); Luis Represas em dueto com Marisa Pinto em “Nós Nunca Somos Iguais”, tema que conta também com a participação de Rão Kyao na Flauta; Raquel Tavares participa em “Anti-Repressivos “ e finalmente Julio Pereira em “Zé Lisboa“.O que não poderia faltar neste trabalho são as grandes versões, a exemplo do que aconteceu na estreia discográfica: “Bem-vindo ao Passado“ dos GNR e “Pomba Branca “ de Max são as contempladas.Os Donna Maria são: Marisa Pinto (Voz); Miguel Angelo Majer (Samples, Bateria e Voz) e Ricardo Santos (Piano acústico, Sintetizadores e Voz).




Bilhetes á venda na Ticketline, em todos os seus postos associados e no próprio trindade.

Nenhum comentário: